![]() |
| Pedra da Gávea |
A rampa de decolagem do Voo Livre em São Conrado fica localizada na Pedra Bonita. Mas, muitos turistas de outros Estados pensam que é da Pedra da Gávea. Gostaríamos muito que fosse. ela é mais alta e de uma beleza impressionante. Já houve pilotos de parapente e asa delta que subiram a trilha, montaram seu equipamento no topo da Pedra da Gávea e decolaram.
A Pedra da Gávea é um monólito de gnaisse cujo ponto culminante situa-se na Barra da Tijuca, estendendo-se pelos bairros do Joá, do Itanhangá e de São Conrado, Rio de Janeiro, Brasil. Com topo de granito subindo 842 metros acima do nível do mar, é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta.
Conhecida como uma esfinge de histórias contraditórias, desperta admiração pela imponência e mistério. É um dos pontos extremos do parque da Floresta da Tijuca e um dos mirantes mais espetaculares.
O batismo da Pedra da Gávea remonta à épica expedição do capitão Gaspar de Lemos, iniciada em 1501, de que participou igualmente Américo Vespúcio, e na qual também o Rio de Janeiro recebeu sua denominação. Foi a primeira montanha carioca a ser batizada com um nome em português, após ter sido avistada, no primeiro dia de janeiro de 1502 pelos seus marujos, que reconheceram em sua silhueta o formato de um cesto de gávea, dando origem ao termo usado para toda a região da Gávea Pequena e para o atual bairro da Gávea
Há uma aparente inscrição esculpida no rochedo, que é supostamente fenícia, uma língua semítica conhecida por estudiosos modernos apenas através de inscrições. A inscrição é transliterada como segue:
LAABHTEJBARRIZDABNAISINEOFRUZT
Levando em conta que como em hebráico, uma língua intimamente relacionada, fenício é escrito da direita para a esquerda, esta inscrição deve ser lida TZUR FOENISIAN BADZIR RAB JETHBAAL, que é traduzido aproximadamente como "Aqui Badezir, rei de Tiro, filho mais velho de Jetbaal". O nome da frase é apontado como correspondente a um governante fenício chamado Badzir (ou Badezir), de cerca de 850 a.C., filho de Etbaal. A "face" da rocha teria sido esculpida à semelhança de Badzir.
